A Contra Reforma:
Tardia pode ter sido a reação da Igreja Católica perante ao movimento reformista, chamada de Contra Reforma, o papado pretendia estancar o movimento protestante, claro que utilizando ações concretas que inibissem os atos de Lutero e seus aliados.
Entre as medidas tomadas pela Santa Sé ( igreja católica), estava a criação da companhia de Jesus, criada para expandir o catolicismo no Novo Mundo ( Américas e África) e também a publicação de uma lista de livros PROIBIDOS para leitura entre os cristão ( Index Librorium Proibitorium), a partir dessas medidas entre outras, a reação dos católicos tomava forma, mas não de maneira eficaz, já estava lançada a "semente" da verdadeira fé cristã.
Exercícios de fixação:
1. O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:
c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.
b) O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
c) O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
d) O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
e) O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
b) A afirmação da doutrina da predestinação, a condenação das indulgências como instrumento para a salvação e a manutenção do celibato dos clérigos.
c) A manutenção do latim como língua litúrgica, a reafirmação do livre-arbítrio e a eliminação do batismo como um dos sacramentos.
d) A tradução da Bíblia para as diversas línguas nacionais, a abolição da confissão e a crítica ao culto das imagens.
e) A manutenção do latim como língua litúrgica, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e a criação da Companhia de Jesus.
O texto acima refere-se:
a) à livre interpretação da Bíblia.
b) à predestinação.
c) às indulgências.
d) à simonia.
e) ao Ato de Supremacia.
As Indulgências eram:
a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.
b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.
c) dispensas, isenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis.
d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.
e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis.
c) comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja Medieval.
d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as ideias racionalistas.
e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católicos medievais.
Tardia pode ter sido a reação da Igreja Católica perante ao movimento reformista, chamada de Contra Reforma, o papado pretendia estancar o movimento protestante, claro que utilizando ações concretas que inibissem os atos de Lutero e seus aliados.
Entre as medidas tomadas pela Santa Sé ( igreja católica), estava a criação da companhia de Jesus, criada para expandir o catolicismo no Novo Mundo ( Américas e África) e também a publicação de uma lista de livros PROIBIDOS para leitura entre os cristão ( Index Librorium Proibitorium), a partir dessas medidas entre outras, a reação dos católicos tomava forma, mas não de maneira eficaz, já estava lançada a "semente" da verdadeira fé cristã.
Exercícios de fixação:
1. O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:
a) opor-se ao
Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
b) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a
indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.
2. Os movimentos reformistas religiosos
que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus
fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja
Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos
reformistas com seu fundamento doutrinário.
a) O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para
o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às
crenças religiosas individuais.b) O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
c) O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
d) O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
e) O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
3. Foram elementos da Reforma Católica
no século XVI:
a) A tradução da Bíblia para as diversas línguas nacionais, a
defesa do princípio da infalibilidade da Igreja e a proibição do casamento dos
clérigos.b) A afirmação da doutrina da predestinação, a condenação das indulgências como instrumento para a salvação e a manutenção do celibato dos clérigos.
c) A manutenção do latim como língua litúrgica, a reafirmação do livre-arbítrio e a eliminação do batismo como um dos sacramentos.
d) A tradução da Bíblia para as diversas línguas nacionais, a abolição da confissão e a crítica ao culto das imagens.
e) A manutenção do latim como língua litúrgica, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e a criação da Companhia de Jesus.
4. João Calvino defendia que alguns
homens já nascem salvos pela vontade de Deus e que o indício dessa salvação,
seria o acúmulo de riquezas através das virtudes e do trabalho.
Tal princípio ia de encontro aos
interesses da burguesia. O texto acima refere-se:
a) à livre interpretação da Bíblia.
b) à predestinação.
c) às indulgências.
d) à simonia.
e) ao Ato de Supremacia.
5. "É preciso ensinar aos cristãos
que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor
do que se comprasse indulgências".
(Martinho Lutero)As Indulgências eram:
a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.
b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.
c) dispensas, isenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis.
d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.
e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis.
6. Na Revolução Científica, ocorrida na
Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:
a) acentuar o espírito crítico do homem
através do desenvolvimento da ciência experimental.
b) reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios
do Renascimento.c) comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja Medieval.
d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as ideias racionalistas.
e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católicos medievais.
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