Pular para o conteúdo principal

Pré história

As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens.
No evolucionismo pode se  dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida).

Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história:

Marcar verdadeiro (v) ou falso (f):
(F) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos.
(V) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cenas do cotidiano de antigos povos sem escrita
(F) De acordo com o modelo evolucionista, os seres humanos atuais são descendentes dos macacos.
(V) De acordo com o modelo evolucionista, os homens e os macacos possuem um ancestral comum


É uma região que atravessa a Mesopotâmia e o Egito com forma semelhante à da Lua no quarto crescente e irrigada por diversos rios, chamada de:

a) Zona fértil
b) Área 51
c) Crescente fértil
d) Mesoegito
e) Região Comercial

Montes feitos com conchas, que podem atingir até 30 metros:
a) Sambaquis
b) Conchas históricas.
c) Vestígios marinhos
d) Fontes seubdárias
e) Nda

Marque a alternativa correta em relação a ocupação das Américas pelos primeiros grupos humanos:

a) Teriam vindo através do Oceano Pacífico com embarcações feitas de coqueiros chegando primeiramente na costa do Chile.
b) Quando as águas dos oceanos se contraíram e grandes porções do planeta ficaram cobertas gelo, o homem fez a migração, pelo Estreito de Bering
c) Com a invenção de novas tecnologias, o homem teria aproveitado para embarcar em um novo tipo de aeronave e desembarcado de paraquedas nas Américas.
d) Quando da calmaria no Oceano Atlântico, os primeiros grupos humanos foram navegando com suas embarcações de ilha em ilha até chegar no continente americano.

e) Eles nunca ocuparam as Américas, desde a criação do mundo já existiam grupos humanos no continente americano.

Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em TRÊS períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

É o período mais longo, que vai do surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 10 mil anos a.C.

a) Idade dos Metais
b) Idade do Ferro
c) Paleolítico
d) Mesolítico
e) Antropolítico

P A L E O L Í T I C O:
Período da Pedra Lascada:

Resultado de imagem para instrumentos de pedra lascada


Período da Pedra Polida:

Resultado de imagem para instrumentos de pedra polida


Idade dos Metais:

Resultado de imagem para instrumentos da idade dos metais




Fora os instrumentos de pedra, temos algumas características especiais nesses períodos, como no... 

Paleolítico: 1; utilização do fogo, 2; moravam em cavernas, 3; andavam em pequenos grupos, 4; praticavam a caça,pesca e coleta, 4; eram nômades.
Neolítico: conhecido como Revolução Neolítica tinha como características; 1; a utilização da agricultura, 2; sedentarismo, 3; utilização de variadas técnicas agrícolas, 4; formação dos primeiros núcleos urbanos.
Idade dos Metais: 1; avanços nas técnicas de produção de artefatos que lhes permitiam melhores condições de vida. 2; crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta, 3; cada pequena comunidade foi se desenvolvendo, algumas até passaram a dominar outros grupos e grandes extensões de terra. 4; através do domínio das técnicas de fundição, o homem pré-histórico começou a ter condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, prática da caça e até mesmo a derrubada de florestas, 5; domínio sobre os metais influenciou nas disputas entre as comunidades que competiam pelas melhores pastagens e áreas férteis.




-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6. Fases da Pré história

Segue aí um pequeno resumo sobre as fases da pré história com suas respectivas características, todas elas fazem parte do período pré histórico. Lembrando que quando é inventada a escrita, a história muda de nome, torna-se história antiga e damos adeus aos "primatas".

MESOPOTÂMIA (BABILÔNIA)

Os babilônios modificaram e transformaram sua herança suméria para adequá-la a sua própria cultura e maneira de ser e influenciaram os países vizinhos, especialmente o reino da Assíria, que adotou praticamente por completo a cultura babilônica. As escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi, que, junto com outros documentos e cartas pertencentes a diferentes períodos, proporcionam um amplo quadro da estrutura social e da organização econômica do império da Babilônia. Mais de 1200 anos se passaram desde o glorioso reinado de Hamurabi até a conquista da Babilônia pelos persas. Durante esse longo período, a estrutura social e a organização econômica, a arte e a arquitetura, a ciência e a literatura, o sistema judicial e as crenças religiosas babilônicas, sofreram considerável mudança. Baseados na cultura do Sumer, os feit