Pular para o conteúdo principal

Fugiu ou "se retirou" ?

"O Brasil viveu uma época no mínimo "ímpar" em toda sua existência, período conhecido como IMPÉRIO, foram momentos de grandes devaneios e sonhos incalculáveis, mas que não acrescentou muita coisa no futuro do país. Isso proporcionou algumas heranças boas para sociedade brasileira, mas economicamente não foi muito efetiva. Quando Dom Pedro II sai do Brasil, provavelmente já estaria cansado das artimanhas e enredos políticos que se transformavam todos os dias bem na sua frente, conhecido como grande apreciador de artes e viagens, já não parecia muito interessado em administrar seu reino de maneira a contentar a todos, por isso quando a República "bate a sua porta", ele se obrigado a sair do Brasil ou talvez se veja finalmente liberto das amarras políticas dos ardilosos defensores da República." (Prof. Charles Carati)
Portanto a partir desse ponto, surge um novo período na história brasileira, chamado de Primeira República, e esse fato foi planejado por republicanos e militares, sem apoio ou participação popular consistente. Ficou assim:

A Primeira República também foi denominada de República Velha. Este período é dividido entre dois diferentes momentos na história. 
A primeira fase da República trouxe uma maior organização ao país, mas causou preocupações aos republicanos, já que os governantes eram militares, o marechal Floriano Peixoto e o também marechal Deodoro da Fonseca, aliás esse último era o braço direito do imperador Dom Pedro II e dois dias antes da proclamação da república estava "acamado".
O Exército teve papel fundamental no fim do Império brasileiro, o Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do governo provisório e vários outros oficiais foram eleitos para o Congresso Constituinte. O desejo republicano estava presente em vários oficiais do Exército, que eram influenciados pelo pensamento Positivista;Contou com o apoio da burguesia cafeeira como uma base social estável, que apoiou o Exército na época do golpe militar.

Continua............

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré história

As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens. No evolucionismo pode se   dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida). Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história: Marcar verdadeiro (v) ou falso (f): ( F ) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos. ( V ) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cena...

6. Fases da Pré história

Segue aí um pequeno resumo sobre as fases da pré história com suas respectivas características, todas elas fazem parte do período pré histórico. Lembrando que quando é inventada a escrita, a história muda de nome, torna-se história antiga e damos adeus aos "primatas".

MESOPOTÂMIA (BABILÔNIA)

Os babilônios modificaram e transformaram sua herança suméria para adequá-la a sua própria cultura e maneira de ser e influenciaram os países vizinhos, especialmente o reino da Assíria, que adotou praticamente por completo a cultura babilônica. As escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi, que, junto com outros documentos e cartas pertencentes a diferentes períodos, proporcionam um amplo quadro da estrutura social e da organização econômica do império da Babilônia. Mais de 1200 anos se passaram desde o glorioso reinado de Hamurabi até a conquista da Babilônia pelos persas. Durante esse longo período, a estrutura social e a organização econômica, a arte e a arquitetura, a ciência e a literatura, o sistema judicial e as crenças religiosas babilônicas, sofreram considerável mudança. Baseados na cultura do Sumer, os feit...