- A maneira como enxergamos a fase do Estado Novo, da Era Vargas, pode ser definida como; a fase das expectativas. Poderia...., pois ao anunciar uma nova Constituinte, parece que um governante está procurando tornar um país ainda mais democrático, pelo menos deveria ser assim, quando falamos de Constituição, mas o fato é que, ao longo da história, muitos governos se utilizaram de conjuntos e leis que regem uma nação, para impor seu autoritarismo e seu populismo.
Quando Vargas anuncia a Constituição ( A Polaca), jundo vem sua nova fase de governo, intitulado, Estado Novo.
O Estado Novo: bom, de "novo", só nome, pois foi mais uma a representação de governo anti democrático e totalitarista, na verdade o mesmo modelo de Estado, dos anos 1930 a 1934, sendo assim, a Câmara foi novamente fechada, governadores foram trocados, mandato presidencial aumentou para SEIS ANOS e o direito à greve foi negado.
O Estado Novo: o que realmente se modificou foi; a criação do DASP e DIP órgãos controladores do direito de se expressar livremente, ou seja, CENSURA. E por falar nela, a censura, o governo controlava o que era ensinado nas escolas e ocorria a fortalecimento do sentimento de NACIONALISMO através de muitas cerimônias cívicas, os músicos e artistas também tiveram seus trabalhos controlados e muitas músicas foram vetadas.
Na área da economia, houve um destaque para a produção nacional, um desenvolvimento destacado da industrialização, proporcionando também o aumento do números de fábricas, refletindo anteriormente no aumento da produção de matéria prima. Os EUA, fecharam acordos econômicos com o Brasil getulista, prova disso foi o volumoso empréstimo de 20 milhões de dólares para construir a Companhia Siderúrgica Nacional mas com a exigência norte americana dos equipamentos para construção da Usina fossem adquiridos junto ao tio Sam.
Se formos destacar as características de período do governo Getúlio (1937-1945) temos a seguinte lista:
Estado Novo
- Tornou obrigatória a disciplina de "Educação Moral e Cívica" nas escolas.
- Institui um novo valor cambial: o cruzeiro.
- Concepção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Vale do Rio Doce,
- Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para controlar rádios e jornais e do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938 para fortalecer a máquina pública e a burocracia e fiscalizar os governos estaduais.
- Controle dos sindicatos.
- Implementação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, garantindo vários direitos aos trabalhadores.
- Criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino de menores de idade.
- Surgimento do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), o qual, mais adiante, virá a ser a Petrobras, no ano de 1953.
- Concretização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco e da Fábrica Nacional de Motores (FNM).
As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens. No evolucionismo pode se dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida). Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história: Marcar verdadeiro (v) ou falso (f): ( F ) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos. ( V ) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cena...
Comentários
Postar um comentário