Pular para o conteúdo principal

6. Pré história - O RESUMO


PRÉ HISTÓRIA – SÍNTESE



·       Existem duas principais teorias sobre a criação do mundo:

1 -  CRIACIONISMO: que coloca na Terra a idade de aproximadamente 6.000 anos, onde os seres vivos sofreram microevoluções, dividido em duas partes, antes e depois do dilúvio, uma catástrofe que inundou todo o planeta.

1a. Criacionismo Fixista: adeptos dessa teoria, acreditam que os seres vivos foram criados e nunca mais sofreram alterações.



2 – EVOLUCIONISMO: que coloca na Terra a idade de aproximadamente 6 bilhões de anos, segundo esses cientistas o homem sofreu diversas transformações até chegar a “versão” atual, eles acreditam que o universo “se criou” sozinho, sem a intervenção de nenhum ser.



3 – PRÉ HISTÓRIA EVOLUCIONISTA: segundo a teoria da evolução a pré história se divide em 3 fases: Paleolítico – Neolítico – Idade dos Metais.



3a. Paleolítico: (Idade da Pedra Lascada): Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras - os seres humanos eram nômades - viviam da caça e da coleta - abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas - Nas cavernas surgiram pinturas denominadas de arte rupestre, com reprodução de cenas de caça - o fogo representa uma descoberta muito importante desse período.



3b. Neolítico: (Idade da Pedra Polida): Os indivíduos deste período aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados - a agricultura e a criação de animais - o ser humano tornou-se sedentário. Surgiram as comunidades fixas, ou aldeias, compostas de cabanas rodeadas por uma cerca protetora - vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio.



3c. Idade dos Metais: último período da Pré-História - o primeiro metal utilizado foi o cobre. De início, era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze, que é um metal mais duro.



Ainda na pré história, temos a evolução do “homem” segundo pesquisadores se evoluiu através de milhares de anos e com características diferenciadas.

As principais etapas da evolução humana são:



Australopiteco: ancestral mais antigo do ser humano.

Homo Habilis: inventou as primeiras ferramentas.

Homo Erectus: Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador.

Homo Sapiens Neanderthal – ou Homem de Neandertal: já tinha preocupações espirituais e noção da morte.

Homo Sapiens: Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente.



4. Os primeiros grupos humanos na América:



Podemos constatar duas teorias acerca da chegada do homem na América:

4a: Teoria da chegada pelo mar;

4b: Teoria das diversas ondas migratórias para a América.



4a.: A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. Há cerca de 12 mil anos, o congelamento do Estreito e a baixa no nível das águas do Oceano Glacial Ártico permitiram a migração do homem pré-histórico asiático para a América.



4b.: Populações que ocuparam primeiro o continente vieram de regiões do sul asiático, da Polinésia e da Oceania. Tais grupos humanos teriam se deslocado por meio de navegações feitas em embarcações de pequeno porte. Com o passar do tempo fixaram-se no litoral leste do continente americano e, posteriormente, buscado áreas pelo interior da América.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré história

As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens. No evolucionismo pode se   dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida). Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história: Marcar verdadeiro (v) ou falso (f): ( F ) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos. ( V ) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cena

6. Fases da Pré história

Segue aí um pequeno resumo sobre as fases da pré história com suas respectivas características, todas elas fazem parte do período pré histórico. Lembrando que quando é inventada a escrita, a história muda de nome, torna-se história antiga e damos adeus aos "primatas".

MESOPOTÂMIA (BABILÔNIA)

Os babilônios modificaram e transformaram sua herança suméria para adequá-la a sua própria cultura e maneira de ser e influenciaram os países vizinhos, especialmente o reino da Assíria, que adotou praticamente por completo a cultura babilônica. As escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi, que, junto com outros documentos e cartas pertencentes a diferentes períodos, proporcionam um amplo quadro da estrutura social e da organização econômica do império da Babilônia. Mais de 1200 anos se passaram desde o glorioso reinado de Hamurabi até a conquista da Babilônia pelos persas. Durante esse longo período, a estrutura social e a organização econômica, a arte e a arquitetura, a ciência e a literatura, o sistema judicial e as crenças religiosas babilônicas, sofreram considerável mudança. Baseados na cultura do Sumer, os feit