Localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates, a Mesopotâmia (do grego “terra entre rios”) foi a área onde hoje está localizado o Iraque, ou seja, entre a Ásia, África e Europa.
É considerada uma das mais antigas civilizações da história e vários povos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C., destacando os sumérios, assírios, caldeus, amoritas, acádios e babilônicos. Foram os povos da Mesopotâmia que criavam gado, eram agricultores, artesãos, mineiros, desenvolveram a escrita cuneiforme e os veículos de rodas.
A sociedade mesopotâmica era dividida em duas partes que formavam uma pirâmide, sendo o topo o local onde os membros da família real, nobres, sacerdotes e militares ficavam. Já a parte inferior ficava com as camadas menos favorecidas, como os artesões, camponeses e escravos.
A economia era baseada na produção de gêneros agrícolas e a troca desses como “pagamento”, ou então de pedaços de prata ou cobre, metais já utilizados por esses povos. As terras não eram divididas pela propriedade privada, e a maior parte pertencia a autoridades e templos.
Na política, por um tempo as diversas civilizações eram independentes, porém no ano 2000 a.C. os povos da babilônia dominaram os outros povos do vale e criou-se o Império Babilônico. Aconteciam diversos confrontos entre os chefes políticos e outros povos da região, que não se submetiam ao poder do Império, e o Império era, por vezes, uma sucessão de conquistas de um povo por outro.
Os chefes políticos eram também chefes religiosos e responsáveis pelos templos (zigurates, como o da foto abaixo, localizado em Ur, com uma base de 1800 m2); eles eram considerados representantes dos deuses na Terra.
- Sumérios: Povo que se destacou na história pela produção de um complexo sistema de controle da água dos rios, com canais de irrigação, barragens e diques. Também contribuíram desenvolvendo a escrita cuneiforme, por volta de 4.000 a.C. Vale lembrar que os sumérios eram excelentes arquitetos e construtores, tanto que chegaram a desenvolver os zigurates, construções em formato de pirâmide que armazenavam os produtos agrícolas e também serviam como templos religiosos.
- Babilônios: Com as suas cidades construídas às margens do rio Eufrates, os babilônios foram responsáveis pelo primeiro código de leis conhecidos até então. Baseado nas Leis de Talião (olho por olho, dente por dente) o Imperador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para organizar e controlar a sociedade. Conhecido como Código de Hamurabi, a lei determinava que todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao crime cometido. O Imperador Nabucodonosor II foi o responsável pela construção dos famosos jardins suspensos da Babilônia e a Torre de Babel.
- Assírios: Ficaram conhecidos na história pela organização e desenvolvimento militar, pois encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram povos muito brutos e cruéis com os inimigos conquistados, sofrendo como consequência desses atos uma série de revoltas populares.
- Escrita: era utilizada naquela época, a escrita cuneiforme, geralmente um conjunto de sinais e códigos marcados em tabletes de argila com um instrumento chamado CUNHA, daí a denominação; cuneiforme.
Professor Charles (historiador e filósofo)
Comentários
Postar um comentário