Os Resultados das Cruzadas
As cruzadas não se resumiram a uma única expedição, na verdade elas somam um total de oito investidas contra os muçulmanos.
- Primeira cruzada: Jerusalém é reconquistada pelos cristãos.
- Segunda cruzada: Com o auxílio de egípcios, os muçulmanos recuperam a Terra Santa.
- Terceira Cruzada: Um acordo firmado entre cristãos e muçulmanos garante aos cruzados o direito de posse do litoral sírio-palestino.
- Quarta Cruzada: Os cruzados conquistam a cidade de Constantinopla, a capital oriental do cristianismo. Nesse momento os cristãos lideram ações de saque a templos religiosos, tomando posse de objetos sagrados e valiosos.
- Quinta Cruzada: Os cristãos são derrotados nas cidades do Cairo e de Damieta, no Egito.Sexta Cruzada: os cruzados reconquistam Jerusalém, mas a perdem em 1244.
- Sétima Cruzada: Os muçulmanos derrotam novamente os cristãos.
- Oitava Cruzada: Os últimos cruzados são vitimados por uma epidemia e os demais derrotados pelos muçulmanos.
A última cruzada representou a derrota definitiva dos cristãos, se por um lado as expedições militares não obtiveram sucesso, por outro contribuiu para importantes mudanças na sociedade medieval. O enfraquecimento do sistema feudal é um dos resultados das cruzadas, os senhores feudais endividaram-se para montar seus exércitos, além de perderem um grande número de servos que não voltaram da guerra. Mas esse enfraquecimento do feudalismo já era algo esperado, visto que o crescimento das cidades e a expansão populacional contribuíram para o desenvolvimento de novas práticas econômicas.
Segundo apontam pesquisas de historiadores, cerca de um milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram em consequência dos violentos combates durante as Cruzadas.
O comércio pelo Mar Mediterrâneo voltou a dinamizar as relações econômicas com o oriente, principalmente entre as cidades italianas de Gênova e Veneza. Apesar de não ter alcançado os objetivos religiosos e de não ter conseguido conter o avanço do islamismo, as cruzadas deram início a transformações positivas no período medieval. Além dessa intensificação comercial, as expedições contribuíram para o intercâmbio cultural que estimulou o desenvolvimento literário e artístico, tal como o surgimento das primeiras universidades.
É preciso perceber que as cruzadas serviram de válvula de escape para a sociedade europeia antes de qualquer outro objetivo, como expulsar os muçulmanos de Jerusalém, dessa forma muitas foram as consequências das cruzadas.
Podemos resumir os principais fatores das cruzadas em dois: O Religioso, a guerra dos católicos para expulsar os muçulmanos de Jerusalém. O Econômico: a possibilidade de conquistar novas terras e poder tomar posse delas era um incentivo forte para entrar em uma cruzada.
Esse fato histórico dividiu-se em vários outros, mas os estudiosos consideram em oito o número de cruzadas, começando em 1095d.C. e terminando em 1270d.C.
O renascimento do comércio acontece num período pós cruzadas, as cidades italianas são as mais importantes da época, Gênova se tornou um grande centro comercial. O comércio de especiarias orientais se intensificou graças as viagens das cruzadas, as feiras medievais se multiplicaram, pois lá aconteciam o encontro de comerciantes europeus.
Comentários
Postar um comentário