Pular para o conteúdo principal

7 - As Cruzadas

Os Resultados das Cruzadas

As cruzadas não se resumiram a uma única expedição, na verdade elas somam um total de oito investidas contra os muçulmanos.
  • Primeira cruzada: Jerusalém é reconquistada pelos cristãos.
  • Segunda cruzada: Com o auxílio de egípcios, os muçulmanos recuperam a Terra Santa.
  • Terceira Cruzada: Um acordo firmado entre cristãos e muçulmanos garante aos cruzados o direito de posse do litoral sírio-palestino.
  • Quarta Cruzada: Os cruzados conquistam a cidade de Constantinopla, a capital oriental do cristianismo. Nesse momento os cristãos lideram ações de saque a templos religiosos, tomando posse de objetos sagrados e valiosos.
  • Quinta Cruzada: Os cristãos são derrotados nas cidades do Cairo e de Damieta, no Egito.
    Sexta Cruzada: os cruzados reconquistam Jerusalém, mas a perdem em 1244.
  • Sétima Cruzada: Os muçulmanos derrotam novamente os cristãos.
  • Oitava Cruzada: Os últimos cruzados são vitimados por uma epidemia e os demais derrotados pelos muçulmanos.
última cruzada representou a derrota definitiva dos cristãos, se por um lado as expedições militares não obtiveram sucesso, por outro contribuiu para importantes mudanças na sociedade medieval. O enfraquecimento do sistema feudal é um dos resultados das cruzadas, os senhores feudais endividaram-se para montar seus exércitos, além de perderem um grande número de servos que não voltaram da guerra. Mas esse enfraquecimento do feudalismo já era algo esperado, visto que o crescimento das cidades e a expansão populacional contribuíram para o desenvolvimento de novas práticas econômicas.
Segundo apontam pesquisas de historiadores, cerca de um milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram em consequência dos violentos combates durante as Cruzadas.
O comércio pelo Mar Mediterrâneo voltou a dinamizar as relações econômicas com o oriente, principalmente entre as cidades italianas de Gênova e Veneza. Apesar de não ter alcançado os objetivos religiosos e de não ter conseguido conter o avanço do islamismo, as cruzadas deram início a transformações positivas no período medieval. Além dessa intensificação comercial, as expedições contribuíram para o intercâmbio cultural que estimulou o desenvolvimento literário e artístico, tal como o surgimento das primeiras universidades.

É preciso perceber que as cruzadas serviram de válvula de escape para a sociedade europeia antes de qualquer outro objetivo, como expulsar os muçulmanos de Jerusalém, dessa forma muitas foram as consequências das cruzadas. 
Podemos resumir os principais fatores das cruzadas em dois: O Religioso, a guerra dos católicos para expulsar os muçulmanos de Jerusalém. O Econômico: a possibilidade de conquistar novas terras e poder tomar posse delas era um incentivo forte para entrar em uma cruzada.
Esse fato histórico dividiu-se em vários outros, mas os estudiosos consideram em oito o número de cruzadas, começando em 1095d.C. e terminando em 1270d.C.
O renascimento do comércio acontece num período pós cruzadas, as cidades italianas são as mais importantes da época, Gênova se tornou um grande centro comercial. O comércio de especiarias orientais se intensificou graças as viagens das cruzadas, as feiras medievais se multiplicaram, pois lá aconteciam o encontro de comerciantes europeus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré história

As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens. No evolucionismo pode se   dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida). Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história: Marcar verdadeiro (v) ou falso (f): ( F ) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos. ( V ) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cena

6. Fases da Pré história

Segue aí um pequeno resumo sobre as fases da pré história com suas respectivas características, todas elas fazem parte do período pré histórico. Lembrando que quando é inventada a escrita, a história muda de nome, torna-se história antiga e damos adeus aos "primatas".

MESOPOTÂMIA (BABILÔNIA)

Os babilônios modificaram e transformaram sua herança suméria para adequá-la a sua própria cultura e maneira de ser e influenciaram os países vizinhos, especialmente o reino da Assíria, que adotou praticamente por completo a cultura babilônica. As escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi, que, junto com outros documentos e cartas pertencentes a diferentes períodos, proporcionam um amplo quadro da estrutura social e da organização econômica do império da Babilônia. Mais de 1200 anos se passaram desde o glorioso reinado de Hamurabi até a conquista da Babilônia pelos persas. Durante esse longo período, a estrutura social e a organização econômica, a arte e a arquitetura, a ciência e a literatura, o sistema judicial e as crenças religiosas babilônicas, sofreram considerável mudança. Baseados na cultura do Sumer, os feit