As fontes históricas são todos os materiais utilizados pelos historiadores para escrever a História. Isto é, todos os conteúdos que são apresentados nos livros de História são os resultados de pesquisas feitas pelo autor e pela equipe que escreveu o livro.
Há dois tipos principais de fontes históricas, as primárias e as secundárias. A primárias são as fontes em primeira mão, por exemplo, o livro Teogonia, escrito pelo grego Hesíodo, retrata a mitologia grega desde seus primórdios, ou seja, um texto que foi escrito naquela época por alguém que presenciou aquela concepção de mundo, nesse sentido o livro (Teogonia) é considerado uma fonte primária.
Já um livro de um autor do século XX, sobre a mitologia grega é considerado uma fonte de segunda mão, ou uma fonte secundária.
No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais.
Ou seja, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.
Comentários
Postar um comentário