Os Estados Unidos da América (E.U.A.), criaram uma política de profundas influências em outras nações, principalmente na América Latina, visando ter o controle da economia mundial e aumentar seu poder político no globo, isso lhes proporciona um rápido crescimento econômico, um grande poder de decisão nas mais diversas esferas que envolvam as mais variadas nações do mundo, geralmente em reuniões que envolvem diversos países como G8, G20 e ONU. As ações norte americanas revoltam alguns países e beneficiam os seus "aliados", deixando o mundo dividido entre os países capitalistas (EUA e seus aliados) e os socialistas (Rússia, China e seus aliados), claro que com a predominância do capitalismo através de um método chamado GLOBALIZAÇÃO, enriquecendo os países desenvolvidos e empobrecendo os dito "países de terceiro mundo".
---------------------------------------------------------@@@-----------------------------------------------------
---------------------------------------------------------@@@-----------------------------------------------------
Imperialismo norte-americano é uma referência ao comportamento autoritário de influência militar, cultural, política, geográfica e econômica dos Estados Unidos sobre os outros países.
É por meio dessa prática que sucessivos governos dos EUA mantêm o controle econômico de diversas nações.
O conceito refere-se a império americano, considerando o comportamento político dos EUA a partir da segunda metade de 1800.
No caso dos Estados Unidos, o imperialismo esta enraizado na crença do diferencial em relação aos demais países do mundo em que teria como missão a difusão dos ideais de liberdade, a igualdade e a democracia.
Fatores Econômicos
Os governos dos EUA desenvolveram uma política econômica agressiva, arregimentando parceiros comerciais e atingindo, além da América, os mercados asiáticos assim que se tornou uma potência colonial nas Filipinas.
Fatores Políticos
No imperialismo, as noções de nacionalismo e patriotismo são exacerbadas, ligadas ao orgulho que influencia a imposição pelo militarismo.
Fatores Geográficos
A extensão territorial está entre as formas de garantir o comércio, mesmo tendo como principal competidor o continente europeu.
Além do escoamento da produção, o acesso a bens territoriais garante o acesso a recursos naturais e sua infindável riqueza biológica.
Entre os exemplos que demostram a imposição dos norte-americanos, está a anexação do Havaí, em 1898, quando os Estados Unidos passam a controlar todos os portos, o equipamento militar, os prédios e a propriedade pública do governo havaiano.
Também anexou parte do território mexicano em 1846 e anexou o Arizona, Califórnia, Colorado, Utah, Nevada e Novo México.
Mais sobre imperialismo americano, link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Ays2jidCu2o
Comentários
Postar um comentário