Pular para o conteúdo principal

Influência americana no mundo!!!

Os Estados Unidos da América (E.U.A.), criaram uma política de profundas influências em outras nações, principalmente na América Latina, visando ter o controle da economia mundial e aumentar seu poder político no globo, isso lhes proporciona um rápido crescimento econômico, um grande poder de decisão nas mais diversas esferas que envolvam as mais variadas nações do mundo, geralmente em reuniões que envolvem diversos países como G8, G20 e ONU. As ações norte americanas revoltam alguns países e beneficiam os seus "aliados", deixando o mundo dividido entre os países capitalistas (EUA e seus aliados) e os socialistas (Rússia, China e seus aliados), claro que com a predominância do capitalismo através de um método chamado GLOBALIZAÇÃO, enriquecendo os países desenvolvidos e empobrecendo os dito "países de terceiro mundo".
 ---------------------------------------------------------@@@-----------------------------------------------------

Imperialismo norte-americano é uma referência ao comportamento autoritário de influência militar, cultural, política, geográfica e econômica dos Estados Unidos sobre os outros países.
É por meio dessa prática que sucessivos governos dos EUA mantêm o controle econômico de diversas nações.
O conceito refere-se a império americano, considerando o comportamento político dos EUA a partir da segunda metade de 1800.
No caso dos Estados Unidos, o imperialismo esta enraizado na crença do diferencial em relação aos demais países do mundo em que teria como missão a difusão dos ideais de liberdade, a igualdade e a democracia.

Fatores Econômicos

Os governos dos EUA desenvolveram uma política econômica agressiva, arregimentando parceiros comerciais e atingindo, além da América, os mercados asiáticos assim que se tornou uma potência colonial nas Filipinas.

Fatores Políticos

No imperialismo, as noções de nacionalismo e patriotismo são exacerbadas, ligadas ao orgulho que influencia a imposição pelo militarismo.

Fatores Geográficos

A extensão territorial está entre as formas de garantir o comércio, mesmo tendo como principal competidor o continente europeu.
Além do escoamento da produção, o acesso a bens territoriais garante o acesso a recursos naturais e sua infindável riqueza biológica.
Entre os exemplos que demostram a imposição dos norte-americanos, está a anexação do Havaí, em 1898, quando os Estados Unidos passam a controlar todos os portos, o equipamento militar, os prédios e a propriedade pública do governo havaiano.
Também anexou parte do território mexicano em 1846 e anexou o Arizona, Califórnia, Colorado, Utah, Nevada e Novo México.

Mais sobre imperialismo americano, link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ays2jidCu2o



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré história

As origens do "homem" na Terra são balizadas por duas teorias, a evolucionista e a criacionista, ambas tratam do desenvolvimento histórico do ser humano até o Homo Sapiens Sapiens. No evolucionismo pode se   dividir a Pré-História em três períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.) e Idade dos Metais. Nesses períodos são instrumentos ou ferramentas utilizados pra sobrevivência que caracterizam cada um, o Paleolítico ( idade da pedra lascada) e o Neolítico (idade da pedra polida). Agora algumas questões para testarmos nosso conhecimento sobre pré história: Marcar verdadeiro (v) ou falso (f): ( F ) No modelo criacionista, os processos macroevolutivos são fundamentais para explicar as mudanças que ocorrem nos seres vivos. ( V ) Pinturas rupestres são marcas feitas em rochas, muitas vezes em paredes ou tetos de cavernas, que revelam cena

6. Fases da Pré história

Segue aí um pequeno resumo sobre as fases da pré história com suas respectivas características, todas elas fazem parte do período pré histórico. Lembrando que quando é inventada a escrita, a história muda de nome, torna-se história antiga e damos adeus aos "primatas".

MESOPOTÂMIA (BABILÔNIA)

Os babilônios modificaram e transformaram sua herança suméria para adequá-la a sua própria cultura e maneira de ser e influenciaram os países vizinhos, especialmente o reino da Assíria, que adotou praticamente por completo a cultura babilônica. As escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi, que, junto com outros documentos e cartas pertencentes a diferentes períodos, proporcionam um amplo quadro da estrutura social e da organização econômica do império da Babilônia. Mais de 1200 anos se passaram desde o glorioso reinado de Hamurabi até a conquista da Babilônia pelos persas. Durante esse longo período, a estrutura social e a organização econômica, a arte e a arquitetura, a ciência e a literatura, o sistema judicial e as crenças religiosas babilônicas, sofreram considerável mudança. Baseados na cultura do Sumer, os feit