Pular para o conteúdo principal

Pré história

Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar seus vestígios foi a pintura. A arte rupestre consistiu na maneira utilizada para se ilustrar sonhos e cenas do cotidiano. Símbolos da vida, da morte, de céu e da terra foram encontrados nas paredes cálidas das cavernas.


A aguda sensibilidade do homem (sentimento de suma importância para o desenvolvimento da arquitetura e escultura), levou-o a pintar. Muitos dizem que os antigos pintavam por fome, teorias mais recentes asseguram que o faziam por uma "predeterminação sexual". É sabido que a tela primordial em que nossos parentes longínquos plasmaram suas idéias pictórica foi a rocha pura.

As cores deviam ser aplicadas com aglutinantes para assegurar a aderência. Das cavernas francocantrábicas (Altamira, Lascaux - imagem a esquerda) às levantinas (Cogul) resulta uma evidente transição técnico-estilística: do realismo estático ao dinâmico, primeiro, e depois à uma acentuada estilização. A temática é comum: animais e cenas de caça e dança, as primeiras; homens e cenas várias, as segundas.

Um grande acervo de arte rupestre na América Latina é La Cueva de Las Manos, na Argentina. Nesta caverna encontram-se centenas de gravações de mãos além de ricas gravuras multicoloridas. Já no Brasil, temos a Serra da Capivara, no Piauí. Lá os primeiros habitantes das Américas trataram de deixar seus vestígios na rocha. 
É uma verdadeira galeria de arte rupestre que se confunde com a beleza natural das cavernas locais. Observando a pintura, podemos notar cenas que ilustram a vida pré-histórica, caçadas, ritos religiosos, sexo, enfim...

Até acontecer a invenção da escrita, marco histórico importantíssimo que mudou o período da História de " pré história para história antiga", a forma de expressão e comunicação entre os homens primitivos era a comunicação oral e os desenhos em paredes de cavernas. 
Apesar da descoberta do fogo na pré história, que possibilitou novos costumes entre as comunidades paleolíticas, somente com a invenção da escrita, a maneira de conviver produziu uma profunda transformação entre as comunidades.
Lembremos que, são os arqueólogos responsáveis por pesquisar e estudar sobre as fontes históricas em campo, ou seja, sítios arqueológicos, através deles que se organizam as fases da história.

Resultado de imagem para linha do tempo pré histórias

Resultado de imagem para linha do tempo pré histórias

Aos estudarmos a pré história, periodização criada pelos europeus, temos que dividí-la em fases também, devido aos instrumentos utilizados para caça e pesca e vivência em grupos familiares.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

  A R Q U E O L O G I A : para melhor entendermos o futuro! Arqueologia é o estudo científico da história e pré-história humanas por meio da escavação e análise de artefatos, estruturas e outros restos físicos. Os arqueólogos usam uma variedade de métodos e técnicas, incluindo escavação, levantamento e análise de laboratório, para descobrir e interpretar restos materiais de sociedades humanas do passado. O campo da arqueologia abrange uma ampla gama de períodos de tempo e regiões geográficas, desde os primeiros restos de hominídeos na África até os restos de civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma, até os artefatos de períodos históricos mais recentes. Os arqueólogos trabalham em muitos ambientes diferentes, incluindo universidades, museus, agências governamentais e empresas privadas. Eles podem se especializar em uma área específica da arqueologia, como arqueologia subaquática, gerenciamento de recursos culturais ou bioarqueologia. O objetivo da arqueologia é entender ...

Um dia para descansar!!!!

Olá. Opiniões a parte, nada como trabalhar seis dias na semana, ou mesmo cinco e descansar, o corpo humano pede por descanso, guardando as diferenças entre serviços,  ele dá sinais de cansaço, necessitando uma pausa para nossas vidas. Trabalhar por muitos dias seguidos sem descanso é prejudicial ao organismo, qualquer profissional da área da saúde sabe disso, todos nós leigos, sentimos isso "na pele". A criação de um dia para descanso, não é contemporânea, nem obra das famosas leis trabalhistas de Getúlio Vargas (presidente do Brasil, 1930-1945). Na criação do mundo, Deus nos mostrou o seu cuidado para com seus filhos, demonstrando que é necessário descansar ao menos uma vez na semana, e mais ainda, Ele também, após seis dia da criação da Terra, descansou no sétimo dia, naturalmente, o SÁBADO! Nesse dia, além de nos desligarmos das coisas triviais do dia a dia, também devemos agradecer e se conectar a Deus pelo seu profundo cuidado com seus filhos. Bom descanso e Feliz Sáb...